Isabel Maria Roma de Oliveira
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
- Família Souza Oliveira
- Notas pessoais de Carlos da Ascenção Gomes de Oliveira
- DFP - Dicionário das Famílias Portuguesas
D. Luiz de Lancastre e Távora
Quetzal Editores, 2ª Edição
Lisboa
Souza Oliveira
História
  • SOUZA - Nome de raízes toponímicas tirado da terra de Sousa, designou primeiramente a linhagem deste nome, cujas origens documentadas datam de épocas anteriores à Nacionalidade, vindo posteriormente a ser apelido da família em que tal linhagem veio a transformar-se. Tendo recaído em senhora os dois principais ramos desta família, as duas damas da família, D. Maria Pais, chefe da linha primogénita, e D. Inês Lourenço, a secundogénita, vieram a casar respectivamente com D. Afonso Dinis, filho bastardo legitimado de D. Afonso III, e com D. Martim Afonso, meio-irmão daquele. De D. Maria Pais e D. Afonso nasceria a linha de Sousas dita de Arronches, por terem detido este senhorio, hoje chefiada pelos Duques de Lafões. De D. Inês e D. Afonso descenderiam dos Sousas ditos do Prado, por terem tido o senhorio desta vila, ou Chichorros, da alcunha daquele D. Martim.
  • OLIVEIRA - Nome de raízes toponímicas, foi tirado da designação do Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, termo de Arcos de Valdevez. A família que adoptou este nome por apelido é de remotas e nobres origens, a ela pertencendo o arcebispo de Braga D. Martinho Pires de Oliveira, que instituiu um rico morgadio em Évora, que deixou à descendência de seu irmão Pedro Oliveira. As armas antigas dos Oliveiras, talvez que tão antigas que antecedessem o nascimento das chamadas regras da armaria ou, pelo menos, a sua aplicação no nosso país.
Armas
  • SOUZA - As armas primitivas dos Sousas eram de vermelho, uma caderna de crescentes de prata. Os Sousas primogénitos, isto é, os de Arronches, usaram esquartelar as armas antigas do reino, isto é, de prata, cinco escudetes de azul em cruz, cada um carregado de cinco besantes do campo em aspa, com as referidas armas dos Sousas. Mais tarde, no entanto, vieram a acrescentar aos primeiro e quarto quartéis as bordaduras de castelos das armas modernas de Portugal, com um filete negro em contrabanda, significando a bastardia de D. Afonso Dinis. Os Sousas do Prado ou Sousas Chichorros conservaram nos seus primeiro e quarto quartéis as armas antigas de Portugal, usando os segundo e terceiro de prata, um leão de púrpura.
  • OLIVEIRA - As armas: de vermelho, uma oliveira de verde. Modernamente, e decerto para as fazer condizer com tais regras, passaram a ser: de vermelho, uma oliveira de verde, perfilada e frutada de ouro, e arrancada de prata. Timbre: a oliveira do escudo.
Notas
  • Família da cidade do Porto, cujo ascendente mais antigo, actualmente conhecido, é José de Souza Oliveira, nascido cerca de 1790, na referida cidade. O nome de Família era SOUZA OLIVEIRA, tendo-se perdido o Souza na 2ª ascendência directa de Isabel Maria Roma de Oliveira (*1977).
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.