Isabel Maria Roma de Oliveira
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
- Família
- Notas pessoais de Carlos da Ascenção Gomes de Oliveira
- DFP - Dicionário das Famílias Portuguesas
D. Luiz de Lancastre e Távora
Quetzal Editores, 2ª Edição
Lisboa
Gomes Braga
História
  • GOMES - Tratando-se de um patronímico, a seu propósito se dirá antes de mais que existiram muitas famílias que o adoptaram por apelido e que nenhuns laços de consanguinidade ligavam entre si. Mas a ser verdadeira a dedução genealógica que se reproduz na mais antiga carta de brasão com armas de Gomes - 20 de Março de 1621 - é plausível que el-rei D. João II tenha concedido a Martim Gomes Bravo, fidalgo galego casado com Cecília Cardoso, criada da Infanta D. Joana ou Beata Santa Joana, irmã daquele monarca, as armas que terão erradamente passado a ser consideradas armas desta família.
  • BRAGA - Apelido de raiz toponímica, aparece-nos a ser usado em finais do séc. XIV por um Gonçalo Esteves de Braga, possuidor de bens em Coimbra.
Armas
  • GOMES - De azul, um pelicano de ouro, ferido de vermelho, no ninho, alimentando as suas crias com sua carne. Timbre: o pelicano do escudo
  • BRAGA - De vermelho, uma torre de prata, aberta e iluminada de negro. Timbre: um braço vestido de verde, segurando uma cadeia de ouro no acto de desferir uma pancada com a braga na ponta daquela.
Notas
  • Família com origens na Freguesia de Padim da Graça, Concelho e Distrito de Braga, que teve início com José Dias Gomes Braga (n. 1843), proprietário da Quinta da Veiga, ainda existente (embora com o nome actual de "Quinta de S. José"), na Rua da Veiga, no Lugar de Veiga, na Freguesia de Padim da Graça, Concelho e Distrito de Braga.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.