Fontes
OAFP Pag.20
|
|
|
|
Almeida
História
- Este apelido, de origem toponímica, identificou uma família que já existia anteriormente ao século XIV, mas cujos ramos só se podem estudar documentalmente a partir do último quartel do século XIV.
- Provêm os Almeidasde Fernão Canelas, senhor das quintas do Pinheiro e de Canelas, na freguesia de Mangualde, pai de João Ferndes de Almeida, que pelos anos de 1223 a 1245 fundou no julgado de Azurara da Beira, hoje concelho de Mangualde, uma aldeia, denominada Almeida, em 1258, da qual Tomou o apelido, que transmitiu aos seus descendentes. Um desses ramos, o que mais cedo e mais alto se viu colocado na pirâmide social portuguesa,foi o dos senhores,alcaidesmores e, mais tarde, condes de Almeida, a ela pertence D. Francisco de Almeida, primeiro vice-rei da Índia.
- Os Almeidas mereceram ser Glosados por Camões, em especialgraça aos feitos daquele vice-rei e de seu filho, D. Lourenço, que ficaram perpetuados como «os Almeidas por quem o Tejo chora».
- Num dos túmulos Quatrocentistas dos Almeidas senhores de Abrantes, as armas surgem-nos timbradas com um Pulmão. e no monumento tumular do segundo conde de Abrantes, como aquele subsistente na Igreja de Santa Maria do Castelo, de Abrantes, as mesmas armas estão timbradas com uma hidra de sete cabeças.
Armas
- De vermelho, com uma dupla cruz de ouro, acompanhada de seis besantes do mesmo e bordadura sempre do mesmo.
- Timbre: ama águia estendida de negro, carregada de nove besantes de ouro, três no peito e três em cada asa.
|