- APELIDOS DE FAMÍLIA (ORIGENS E HERÁLDICA) -
Página Inicial | Contacto
 

-PESSANHA
História
  • Passanha, Pessanha, Pasanha, Peçanha ou Pesanha, grafia utilizada em Portugal pela mesma família. Tem origem em Micer Manuel Pessanha, membro de uma velha família genovesa, descendente dos senhores do castelo “di Passano” (e não de Pessagno como habitualmente se refere). A convite do rei D. Dinis Manuel Pessanha, veio para Portugal servir como Almirante-mor a 1/2/1317. Cargo com direito de transmissão a seus descendentes por ordem de primogenitude, recebendo anualmente 3.000 libras, em dinheiro português. Também concedeu a ele e seus sucessores, para sempre o lugar da pedreira, em Lisboa com todas as suas propriedades, regalias, direitos e pertenças. A 23/9/1319 faz-lhe a doação do castelo e vila de Odemira e reguengo de Algés, a 14 de Abril do mesmo ano, equipara, Manuel Pessanha, a alcaide de Lisboa. A 13/6/1322, concede-lhe D.Diniz um aumento de 1.000 libras anuais.
  • Casou segundas núpcias com Leonor Afonso, filha de Lançarote da Franca, morador em Tavira e de N….Afonso, neta materna de Afonso Soeiro da Costa. Deste casal descende esta família, radicada no Alentejo.
Armas
  • de prata, uma banda dentelada de vermelho, carregada de três flores-de-lis do campo, postas no sentido da banda. Timbre : uma asa de vermelho, carregada das três flores-de-lis do escudo, postas em banda
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.