Origens dos Vasconcellos da Póvoa de Lanhoso : Casas do Pregal, da Rifana, da Vila, do Souto e do Vale de Sant'Ana de Pandozes.
Página Inicial | Contacto
 


Álvaro Augusto de Vasconcellos Leite Ribeiro
* Brasil, Pernambuco 20.01.1947
Pais
Notas Biográficas
  • Autor desta "Homepage".
  • De nacionalidade portuguesa, ainda que nascido na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, Brasil. Estudos secundários feitos com os Irmãos Maristas e os Padres Jesuítas, na cidade do Recife e licenciatura em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa (março de 1975). Tem actual residência (2004) na casa que pertenceu à sua família paterna, na vila de Vieira do Minho, Distrito de Braga, Portugal. Pelo lado materno, descende dos Vasconcellos da Freguesia de Lanhoso, Concelho da Póvoa de Lanhoso (neto de Alfredo Arhur Corrêa de Vasconcellos e bisneto de José Plácido Corrêa de Vasconcellos, que foi o último a exercer os senhorios conjuntos das Casas da Vila e de Santo António do Souto, naquela Freguesia). Solteiro e sem descendentes directos.
  • Ao idealizar esta "Homepage", o autor procurou apenas inserir os seus ascendentes em linha directa e pertencentes às Casas referidas no título, sem ter preocupações com a colateralidade, excepto quando absolutamente necessário. Os ascendentes pertencentes à Casa brasonada do Vale de Santana de Pandozes, Vieira do Minho estão a ser incluídos por serem as armas daquela Casa uma das que serviu de fonte ao brasão de armas da Casa da Vila, em Lanhoso, mandado lavrar por seu sexto avô António Luiz de Abreu e Vasconcellos, que casou com Dona Clemência Quitéria, da Casa do Vale de Santana de Pandozes.
  • A Casa de Santo António do Souto, de origem muito antiga (Rebellos e Macedos) passou à família Vasconcellos pelo casamento de Dona Violante Maria de Abreu, irmã do Doutor António Luiz de Abreu e Vasconcellos. Dona Violante Maria morreu sem descendentes directos, tendo o senhorio do Souto passado a um sobrinho-neto, João Baptista de Abreu e Vasconcellos. Por morte deste, o senhorio passa para a sua mãe Dona Angélica Joaquina, que o transmitiu à filha, Dona Anna Joaquina. Em 1916 a Casa de Santo António do Souto foi vendida por um dos filhos de José Plácido Correia de Vasconcellos.
  • A Casa da Vila foi vendida em 1872, por José Plácido e o seu brasão foi posteriormente retirado.
  • Os ascendentes das Casas da Rifana e do Pregal estão incluídos nesta "Homepage" para mostrar as origens remotas dos senhores da Casa da Vila.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.